Infecção Urinária

A infecção urinária, também chamada de Infecção do Trato Urinário (ITU), é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir homens trazendo bastante desconforto.

A infecção pode surgir em qualquer parte do sistema urinário: uretra bexiga, ureteres e rins,

Os principais sintomas são:

– Ardência ao urinar

– Vontade de urinar com urgência

– Aumento da frequência urinária

– Urina com cheiro forte

– Urina avermelhada (presença de sangue)

– Dores na parte mais baixa da barriga

– Dores nas costas (nos rins)

– Febre, em alguns casos

Gestantes devem estar atentas aos sintomas, pois a infecção urinária pode surgir também nesse período, sendo uma causa de parto prematuro e até abortamento.

Temos três principais tipos de infeção urinária:

Uretrite:

Infecção da uretra, canal que transporta a urina para fora do corpo. Tem bastante relação com bactérias do trato gastrointestinal (E. coli), mas também pode estar associada a infecções sexualmente transmissíveis.

Cistite:

É a infecção que atinge a bexiga. Na maior parte das vezes é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino.

Pielonefrite:

Essa é a infecção renal: ou seja, dos rins. Geralmente começa na uretra ou bexiga e progride  chegando até os rins.

É grave e precisa de tratamento adequado pois, se não tratada, pode afetar os rins permanentemente ou a bactéria atingir a corrente sanguínea, complicando o quadro do paciente

Os principais fatores de risco para o surgimento das bactérias que causam as infecções do trato urinário são:

Vida sexual ativa facilita a presença das bactérias no trato urinário

Menopausa, uma vez que a baixa quantidade de estrogênio causa mudanças no trato urinário de modo a deixá-lo mais vulnerável à ação de bactérias

Problemas no sistema imunológico, que facilitam a presença de infecções

A principal forma de termos certeza sobre a infecção é com um exame de cultura de urina (urocultura) e se necessário, exames complementares de imagem.

Por se tratar de uma infecção bacteriana, o principal tratamento é com o uso de antibióticos.