Cirurgia robótica e tumores nos rins

É muito comum associar a Cirurgia Robótica ao tratamento de câncer de próstata. Mas ela também pode ser utilizada para o tratamento de outros tumores, como nos rins. ⠀

A cirurgia feita dessa maneira permite uma visão ampliada e tridimensional. Além disso, garante mais liberdade e movimentos mais finos e delicados para tratar o órgão. Essas são apenas algumas das vantagens que esse tipo de tecnologia oferece ao médico durante o procedimento.⠀

Outro benefício entregue pela cirurgia robótica é o retorno precoce às atividades do paciente, além de diminuir risco de sangramento no intraoperatório tornando a cirurgia mais segura. ⠀

O tumor dos rins é, normalmente, um tipo de câncer agressivo e resistente à tratamentos como radio e quimioterapia. Por conta disso, a cirurgia acaba sendo a forma mais eficaz de tratamento. e com o advento da modalidade robótica muito mais vantajosa para a recuperação do paciente. A cirurgia consegue remover o tumor de forma mais precisa, e preserva o restante do rim com mais qualidade⠀

Na cirurgia robótica, o tempo de operação também é reduzido, facilitando o trabalho do cirurgião. Além disso, a tecnologia também aumenta a visão do médico ampliando as estruturas Isso faz com que detalhes não passem despercebidos e que o procedimento seja muito mais seguro. ⠀

O câncer renal ataca principalmente homens acima dos 60 anos. Alguns fatores de risco para essa doença são:⠀

➖Obesidade⠀
➖Tabagismo⠀
➖Hipertensão⠀
➖Hepatites virais⠀
➖Histórico familiar⠀
➖Uso de alguns medicamentos⠀

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!⠀

Sou urologista, uro-oncologista e cirurgião robótico. Para agendamento de consultas, ligue (43) 3322-1988 ou WhatsApp (43) 99992-5166.