Pacientes oncológicos e coronavírus

Você com certeza está acompanhando os dados diários sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19) e também já deve ter ouvido sobre pessoas do grupo de risco.⠀

O grupo de risco é aquele que engloba pessoas e pacientes que, se forem infectados pelo vírus, apresentam chances muito maiores de desenvolverem casos graves. São: idosos, pessoas com doenças pulmonares, pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência renal e doenças reumatológicas, além de pacientes oncológicos.⠀

Pacientes oncológicos, especialmente aqueles em tratamento com quimioterapia e radioterapia, têm a imunidade comprometida. Por isso, os cuidados devem ser seguidos com rigor:⠀

➖Fique em casa, saia apenas em caso de emergência ou para sua consulta e sessões de quimio/rádio⠀

➖Evitar aglomerações, mesmo dentro de casa⠀

➖Não cumprimentar quem quer que seja com beijo, aperto de mão ou abraço⠀

➖Higienizar regularmente as mãos com álcool gel 70% por 20 a 30 segundos ou lavar com água e sabão por 40 a 60 segundos⠀

➖Os cuidadores, sejam profissionais da saúde ou familiares, precisam usar máscaras e se possível, luvas.⠀

Pacientes que estão sem evidência de doença e que não estão em tratamento oncológico têm o risco semelhante de uma pessoa da mesma idade que não teve câncer.⠀

Lembre-se: 80% das pessoa com coronavírus pode ser assintomática ou pouco sintomática (sintomas gripais leves), estas são de maior chances de contaminação para população em geral e principalmente para os pacientes oncológicos e do grupo de risco.⠀

Ao sentir sintomas como falta de ar, tosse seca, febre alta de difícil controle, entre em contato com seu médico ou busque o hospital referência da sua cidade, mas apenas em casos graves! Principalmente pacientes do grupo de risco devem evitar idas ao hospital sem necessidade. ⠀

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários. Sou urologista, uro-oncologista e cirurgião robótico em Londrina. ⠀

Para agendamento de consultas, ligue (43) 3342-1898 ou (43) 9992-5166.