O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 65,8 mil novos casos da doença no Brasil, apenas em 2020. “Infelizmente, é um câncer bem comum”, relata o médico Roni Fernandes, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). “Acomete um em cada seis homens após os 50 anos e a idade é um fator de risco”. Conversamos com especialistas, reunimos pesquisas e mostramos aqui como prevenir o câncer de próstata. Confira!
Mas antes, o que é a próstata?
Antes de mais nada, a próstata é uma glândula do homem que fica à frente do reto, envolvendo a uretra – aquele canalzinho que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Em adultos, é do tamanho de uma ameixa e desempenha um papel fundamental para a nutrição e proteção dos espermatozoides. Vale registrar também que, apesar de ser regulada pela testosterona, a função da próstata não tem a ver com ereção ou com orgasmo.
O que é o câncer de próstata?
Ao longo da vida, as células do corpo se reproduzem tranquilamente, assim as antigas dão lugar às novas, mais sadias. O câncer de próstata começa quando há uma falha na multiplicação das células da glândula, que crescem descontroladamente, formando tumores que podem ser benignos (não são cancerosos) ou malignos (cancerosos).
“Em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas”, diz Vinicius Panico, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida. “Quando há sintomas, o tumor já está em estágio avançado em 95% das vezes. Por isso, é importante realizar o acompanhamento com exames regulares. Clique aqui e continue lendo a matéria.
Deixe sua dúvida ou comentário