Novembro Azul: Vamos falar sobre a saúde do homem?

Estamos em novembro, mês considerado o mais importante do ano na urologia. A campanha “Novembro Azul” aborda o câncer de próstata como centro das atenções para esse mês, mas na verdade a campanha existe para falarmos da saúde do homem de uma forma integral.

Originalmente chamado de “Movember”, o movimento nasceu em um pub na Austrália com a junção dos termos “moustache” (bigode) e “november”. A ideia partiu de alguns homens, que decidiram deixar o bigode em prol da conscientização da saúde masculina, durante novembro, mês do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. ⠀

Aqui no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida (do qual faço parte), em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, desde 2011, tornou o mês oficial de combate ao câncer de próstata e conscientização sobre a importância dos homens cuidarem da saúde.⠀

Por questões culturais, homens apresentam resistência em buscar ajuda médica e vemos que muitos pacientes só nos procuram quando os sintomas já estão se manifestando de maneira mais persistente ou incômoda. Por isso, infelizmente alguns diagnósticos são feitos tardiamente.

Nosso objetivo com o Novembro Azul é lembrar ao homem que vergonha é não se cuidar!

Falamos muito do câncer de próstata porque ele é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil.
Mas outras doenças também precisam ganhar espaço:

🔹Câncer de testículos
🔹Câncer de pulmão
🔹Câncer de pele
🔹Doenças cardiovasculares
🔹Câncer de pênis
🔹Obesidade
🔹Doenças urológicas, como câncer de rim, incontinência urinária e até mesmo disfunções sexuais

Então, durante todo o mês de novembro vou abordar de forma completa o câncer de próstata. Vamos falar sobre como é feito o rastreamento e diagnóstico, quais são os fatores de risco e opções de tratamento.

Gostaria de deixar minhas redes como um canal aberto para que todo homem busque informação de qualidade sobre sua saúde! Então, deixe nos comentários qual tema você gostaria que fosse falado no Novembro Azul além do câncer de próstata.

Dr. Vinicius Paníco⠀
Urologista Cirurgião Robótico Uro-oncologista