Mitos sobre a urologia

Vamos esclarecer os principais mitos sobre a urologia? Confira!⠀

▫Urologista atende apenas homens⠀

Mito. O urologista cuida do sistema urinário, que são órgãos presentes tanto em homens quanto em mulheres.⠀

A diferença é que também somos nós, urologistas, responsáveis pela saúde sexual e reprodutiva do homem. Mas, mulheres devem se consultar com urologista sempre que necessário.⠀

▫Pedra nos rins é falta de beber água ⠀

Não é verdade. A falta de ingestão de líquidos é apenas uma das possíveis causas para o surgimento dos chamados cálculos renais. Outras causas são: ⠀

-▶ Abuso de alimentos ultraprocessados e sal na alimentação⠀
-▶ Causas genéticas⠀
-▶ Obesidade⠀
-▶ Hipertensão⠀

▫Vasectomia causa disfunção erétil⠀

Muitos homens chegam com essa dúvida no consultório, mas podem ficar tranquilos. Inclusive, o homem continuará com ejaculação normal, apenas não terá espermatozóides no líquido ejaculado.⠀

▫É possível diagnosticar câncer de próstata apenas com exame de PSA⠀

O exame de PSA dosa os níveis de antígeno prostático específico no sangue do paciente. Esse antígeno é liberado em casos como o de câncer de próstata, hiperplasia benigna ou prostatite, mas vários pacientes apresentam taxas normais mesmo estando com doenças na próstata. ⠀

Por isso, o exame de toque retal é fundamental, pois permite ao médico avaliar se a glândula está maior do que o normal e se há presença de nódulos. ⠀

Qual outra dúvida você tem sobre a urologia? Me conte nos comentários.⠀

Dr. Vinicius Paníco⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀