O que você precisa saber sobre câncer nos rins?

Câncer nos rins: O que você já sabe sobre o assunto? Confira 4 informações importantes!

🔹 Pode ser assintomático:

Nas fases iniciais, o câncer de rim não costuma causar sintomas, por isso se o paciente não faz acompanhamento médico regular, pode demorar a ter o diagnóstico.⠀

Com o acesso a exames de rotina cada vez mais frequente, o diagnóstico do Câncer Renal se faz quando ele ainda se encontra pequeno e confinado ao rim. ⠀⠀

Os principais sintomas, quando presentes, são: ⠀
– Presença de sangue na urina
– Dores na região lombar
– Emagrecimento: Perda de peso é encontrada em 30% dos pacientes⠀
– Diminuição do apetite⠀⠀
– Cansaço⠀⠀
– Palidez⠀⠀
⠀⠀
🔹 Homens são mais acometidos pela doença:

A maior frequência da doença está em pacientes homens, entre 50 e 70 anos. Mas, isso não quer dizer que outras faixas etárias e também mulheres não precisam estar atentas aos sinais.

O câncer de rim está entre os 10 tipos de cânceres mais frequentes entre homens e mulheres. Em geral, o risco de desenvolver câncer de rim em homens é cerca de 1 em 46. O risco para mulheres é de 1 em 82.

🔹 A cirurgia é o tratamento mais eficaz:

O tumor dos rins é, normalmente, um tipo de câncer agressivo e resistente à tratamentos como radio e quimioterapia. Por conta disso, a cirurgia acaba sendo a forma mais eficaz de tratamento. A cirurgia robótica, por exemplo, é muito mais vantajosa para a recuperação do paciente. Na modalidade robótica, conseguimos remover o tumor de forma mais precisa, e preservar o restante do rim com mais qualidade, além de oferecermos um pós-operatório mais rápido e com retorno mais rápido às atividades.⠀

🔹 Tabagismo e histórico familiar são fatores de risco:

O câncer de rim tem diversos fatores de risco associados, alguns inclusive que são possíveis de controlar e que também estão associados a outras doenças urológicas.

Os fatores de risco para esse tipo de câncer são:⠀

➖Obesidade e sedentarismo ⠀
➖Tabagismo⠀⠀