O que a cor da sua urina pode dizer sobre a sua saúde?

O nosso corpo geralmente nos apresenta sinais quando algo está errado com a nossa saúde. Um desses sinais pode ser a cor da urina.

A cor ideal da urina é um amarelo claro, por isso é preciso estar atento quando ela não está assim. Veja o que cada cor diferente pode indicar. ⤵️

▫ Transparente: indica que a ingestão de água está sendo feita em excesso. Isso é bom, não é? Na verdade, não. A ingestão de líquidos de forma exagerada pode sobrecarregar os rins e desequilibrar os níveis de sódio na corrente sanguínea.

▫ Amarelo escuro: apesar de ser considerada normal, a urina em tom amarelo mais escuro indica que ela está mais concentrada, porque a ingestão de água está abaixo do recomendado. E quanto mais escura ficar a urina, como em tons de mel ou âmbar, maior a desidratação. Por isso, ao perceber o escurecimento da urina, beba mais água.

▫ Marrom: quando a urina está muito escura, tem-se um quadro de desidratação severa, ou de problemas no fígado. É um sinal de que você precisa buscar avaliação médica.

▫ Azul ou verde: geralmente decorrem da ingestão de alguns alimentos e medicamentos. Se persistir a cor, entretanto, pode ser sinal de infecção bacteriana.

▫ Vermelha ou rosa: também pode ser indicativo do consumo de alimentos avermelhados, como beterraba, ou de alguns medicamentos. Mas, na grande maioria das vezes, as cores rosa e vermelha indicam que há sangue na urina, o que pode ser causado por infecção urinária, cálculos renais, outros problemas nos rins, no fígado ou na próstata, ou ainda, tumores. É um dos principais alertas para ida ao urologista.

▫ Laranja: pode indicar o consumo em excesso de alguns alimentos, ser resultante de alguns medicamentos ou falta de água. Mas se a urina permanecer laranja por mais de três dias,
pode ser um sinal de problemas no fígado ou na vesícula.
Por essa razão, caso permaneça alterada por mais de 3 dias é importante procurar um médico urologista.

Lembre-se: sempre observe a cor da sua urina!

Dr. Vinicius Paníco⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀