O que é prostatite?

Você sabe o que é prostatite?

Esse é o termo usado para definir uma inflamação na próstata, ou também uma infecção da glândula. Podemos separar as prostatites entre as agudas, que surgem repentinamente com sintomas ou as crônicas, que podem durar meses e muitas vezes são assintomáticas.

▫

E o que causa essa inflamação?Por vezes, a prostatite é causada por uma bactéria, como a Echerichia coli. Essas bactérias são encontradas no trato urinário ou no intestino grosso.As prostatites também estão relacionadas com:- Homens jovens em atividade sexual com inflamação da uretra (uretrite) ou infecção sexualmente transmissível (IST)- Homens com hiperplasia benigna prostática – Pacientes com alterações no trato urinárioInfecções urinárias frequentes

▫

Dados mostram que 50% dos homens terão prostatite em algum momento da vida, aumentando as chances com o aumento da idade.Os sintomas são:- Inchaço da próstata- Compressão do canal uretral- Ardência ao urinar- Em casos de prostatite causada por bactérias, o paciente apresenta febre- Em alguns casos, os pacientes podem sentir dor testicular ou peniana

❗️

É fundamental deixar o alerta de que febre e inchaço da próstata ou febre e ardência urinária são sinais de urgência no atendimento urológico. A prostatite bacteriana precisa ser tratada rapidamente, com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, e pelo tempo adequado. A prostatite crônica pode ser diagnosticada em consulta de rotina com o urologista e o tratamento pode ser feito com anti-inflamatórios. Você já sabia sobre a importância de diagnosticar e tratar uma possível prostatite? Por isso é fundamental não ignorar sintomas e fazer uma consulta com o urologista pelo menos uma vez ao ano.