Vamos falar sobre gestação e alterações urológicas?

Você provavelmente já ouviu de uma mulher grávida que suas idas ao banheiro mudaram na gestação, não é?

▫

Realmente, a vontade de urinar fica maior nesse período, aumentando a frequência urinária (polaciúria). Além disso, é relatada a chamada noctúria, em que a mulher passa a produzir mais urina no período da noite. Tudo isso acontece porque há uma diminuição da capacidade da bexiga, uma vez que o útero cresce e passa a comprimir a bexiga. Também há aumento do hormônio hCG no corpo da mulher, o que eleva o fluxo de sangue para toda a pelve e para os rins, fazendo com que os rins produzam mais urina.Mas essas não são as únicas questões urológicas pelas quais as gestantes podem passar.

▫

Frequentemente, encontramos infecções urinárias nas gestantes, principalmente no segundo trimestre, por alguns fatores: aumento de eliminação de glicose na urina; compressão da bexiga; e maior possibilidade de germes nos rins, devido ao aumento da circulação sanguínea.O acompanhamento por médico urologista é importante em todos os casos de infecção urinária, mas quando o quadro é apresentado por gestantes, esse atendimento é fundamental. Se não tratada corretamente, a infecção pode causar parto prematuro, sepse (infecção generalizada) e danos aos rins da mulher.Também é comum a formação de cálculos urinários na gravidez, que podem levar à internação da gestante. Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas alterações, incluindo a dilatação do rim pela urina, o que torna o organismo mais propenso a liberar os cálculos presentes.Por isso, se você está grávida e apresenta algum desses sintomas, consulte um médico urologista para diagnóstico e tratamento. Cuide da sua saúde e da do seu bebê. E você, conhece alguém que está grávida? Encaminhe esse conteúdo para ela.