Quem sofre com incontinência urinária sabe que ela pode atrapalhar na qualidade de vida e também na autoconfiança. 💦
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra, que, além de ser uma questão de saúde, pode comprometer a autoestima e a qualidade de vida do paciente.
Apesar de mais frequente em mulheres com mais de 50, 60 anos, ela acomete homens e mulheres de todas as idades e pode se manifestar de três maneiras:
🔹 A primeira, chamada incontinência urinária de esforço, é caracterizada pela perda de urina quando a pessoa realiza atividades que forçam o abdômen, como tossir, espirrar, rir, exercitar-se, e carregar pesos.
🔹 Existe também a incontinência urinária de urgência. O paciente que apresenta essa forma de incontinência relata uma sensação de urgência, uma vontade incontrolável, antes ou durante a micção. Geralmente, não consegue chegar ao banheiro a tempo, ocorrendo o escape de urina.
🔹 Por fim, há a incontinência mista, que é a combinação das duas outras: incontinência urinária de esforço + incontinência urinária de urgência.
A incontinência urinária pode ter diversas causas: genética, sobrepeso ou obesidade, enfraquecimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, tumores, bexiga hiperativa, infecções na bexiga ou na uretra, dentre outras.
O diagnóstico é realizado com base na história clínica do paciente, exames físicos e exames laboratoriais.
O tratamento, a depender da causa, poderá ser realizado com mudanças comportamentais e de estilo de vida, fisioterapia pélvica, tratamento medicamentoso, e, em alguns casos, cirurgia.
É importante saber que a gravidade da incontinência urinária é demonstrada pelo prejuízo que o paciente sente em sua vida.
Se você tem sofrido com escapes de urina, procure um médico urologista para diagnóstico. A incontinência urinária pode ser tratada, trazendo grande melhoria para sua qualidade de vida.
Dr. Vinicius Paníco
Urologista, Uro-Oncologista e Cirurgião Robótico
(43) 3322-1988
(43) 99992-5166 (WhatsApp)
Deixe sua dúvida ou comentário